Secretária da Assistência Social foi ouvida pela CEE do Bom Prato

Construtora tem até dia 08 de abril para responder proposta apresentada pela prefeitura
Secretária da Assistência Social foi ouvida pela CEE do Bom Prato

A Comissão Especial de Estudos do Bom Prato, instalada para acompanhar a construção e implantação da segunda unidade do Bom Prato Em Ribeirão Preto, ouviu na tarde desta terça-feira, 05 de abril, a secretaria da Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo.

A CEE é composta pelos vereadores Igor Oliveira (MDB), presidente da comissão, Jean Corauci (PSB) e Matheus Moreno (MDB).

Resumindo a última reunião realizada, Igor explicou que a CEE ouviu representantes da Construsantos, empresa responsável pela construção do restaurante, e foi justificado por eles o atraso das obras por conta da solicitação de reajuste, e por três vezes foi negado pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Renata esclareceu que o primeiro pedido de reequilíbrio foi realizado em 11 de novembro, e foi negado pela ausência de planilhas justificando o pedido. Em 03 de dezembro foi apresentado outro pedido, e submetido à Procuradoria Jurídica Municipal que apontou inadequação à Lei de Licitação, que impossibilita reajuste antes de 12 meses, o que ocorreu no final de março. Com isso, a empresa apresentou novo pedido, com proposta baseada no índice do Sinduscon, Sindicato da Indústria da Construção Civil, de 30,26%, mas a proposta da prefeitura foi pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), em torno de 15%. A devolutiva da empresa está sendo aguardada por Renata para o dia 08 de abril.

A secretaria também justificou que no processo licitatório foi determinado pelo engenheiro da prefeitura que a obra seria concluída em seis meses, mas com a alta nos insumos, a obra acabou se estendendo. Um novo aditamento de prazo para a conclusão das obras foi estabelecido pela prefeitura para o dia 22 de junho, desta forma não foi gerado multa ou notificações por parte da prefeitura à empresa.

Quanto aos pagamentos já efetuados, Renata explicou que foram feitas sete medições, estando a obra com 70% realizada e com 34,41% do pagamento feito.

“Em um cenário positivo, o prazo assegurado pela construtora é que a obra seja entregue entre outubro e novembro de 2022” afirmou a secretária.

Os equipamentos da unidade já foram adquiridos. O Governo do Estado de São Paulo repassa a verba e o descritivo dos equipamentos para o Instituto Protagonismo e este se responsabiliza pelas aquisições. Porém com o atraso na obra, o instituto tem solicitado às empresas que adiem a entrega dos equipamentos.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)